top of page
D'AR-TE

D’AR-TE resulta de um projeto desenvolvido com o apoio do Portugal Inovação Social e POISE-Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, em que se procurou capacitar a equipa da Santa Casa da Misericórdia de Santarém envolvida nesta iniciativa, nos domínios de Modelo de Criação de Valor; Avaliação de Impacto; Marketing, Comunicação e Angariação de Fundos, com o intuito de aferir a sustentabilidade e exequibilidade do Projeto D’AR-TE, que conta também com o apoio de investidores sociais públicos e privados da região.

O projecto D'AR-TE é uma Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) reconhecida pela Estrutura de Missão PORTUGAL Inovação Social. ​

A D’AR-TE tem como objetivo geral contribuir para a prevenção de situações de (re)incidência da agressão através da promoção de competências (capacitação/empowerment) pessoais, da socialização interpessoal e do fomento das relações.

Pretende ser, inovadora na forma como combate este problema social, pois sustenta-se na diferenciação do que já é praticado pelas entidades de acolhimento ao abrigo do DL 164/2019 de 25 de Outubro.

A D’AR-TE é uma iniciativa piloto intervindo na individualidade das crianças e jovens, com recurso à integração sistémica de um conjunto de atividades de estimulação holistica (JUDO, ARTES, REALIDADE VIRTUAL), que visam a promoção de fatores protetores que previnem e minimizam comportamentos de risco e situações de agressão, contribuindo assim para o fomento de competências pessoais, de socialização interpessoal e de estímulo das relações.

Damos uma resposta integrada e integradora, potenciada, dentro da Casa de Acolhimento, com técnicos especializados, com base numa abordagem multidimensional.

 

A Casa de Acolhimento

A D’AR-TE, surge no contexto de toda a atividade social desenvolvida pela SCMS com crianças e jovens, em particular no âmbito da sua Casa de Acolhimento - que compreende a Unidade Residencial (UR) “Primeiro Passo” e a Unidade Residencial “Lar dos Rapazes”- e da necessidade de enfrentar o problema social da violência infantil e juvenil utilizando ferramentas que as respostas instituídas não contemplam.

A UR “Primeiro Passo” foi inaugurado em 1998. Destina-se a acolher transitoriamente, crianças, que necessitam de proteção urgente face a situações de maus tratos, negligência e outras que as coloquem em situação de risco e desproteção. Tem um acordo de cooperação com os Serviços da Segurança Social para 12 crianças e atualmente dá resposta a 7 rapazes e 5 raparigas, com idades compreendidas entre os 2 e os 12 anos.

A UR “Lar dos Rapazes” é bastante mais antiga. A sua história remonta ao século XIV, uma vez que é nessa altura que é fundado o Hospital dos Inocentes, destinado ao acolhimento de crianças expostas. Fundado como Asilo de Órfãos em 1874, funciona, desde sempre, no mesmo palácio. Atualmente o Lar dos Rapazes, tem um acordo de cooperação com os Serviços da Segurança Social para 12 crianças/jovens. Dá resposta a 12 rapazes com idades entre os 14 e os 21 anos.

O “Primeiro Passo” e o “Lar dos Rapazes”, integram a rede de instituições que atualmente operam no Distrito de Santarém e abrange prioritariamente os concelhos de Santarém, Alpiarça, Almeirim, e em casos muito excecionais, todo o território nacional. Funcionam 24 horas por dia com o apoio de uma equipa pluridisciplinar, composta por 16 monitores e 4 técnicos superiores, todos com vinculo à SCMS, que asseguram às crianças e jovens, a sua proteção ao nível bio-psico-socio-cultural.

 

Santa Casa da Misericórdia de Santarém

A Santa Casa da Misericórdia de Santarém (SCMS) é uma organização não-governamental dedicada à prestação de serviços de saúde e apoio social desde a sua fundação, em 1500.

No campo social, exerce a sua ação através da prática das catorze Obras de Misericórdia, tanto espirituais como corporais e, no setor religioso, sob a invocação de Nossa Senhora da Misericórdia, que é a sua padroeira, mantem o culto divino nas suas igrejas/capelas e exerce as atividades que constam no Compromisso e ainda as que venham a ser consideradas convenientes.

Atualmente, os serviços prestados inscrevem-se nos âmbitos da infância e juventude, da anciania e da saúde (Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção). Simultaneamente, a SCMS apoia indivíduos e famílias em geral, designadamente os que se encontram em situação de pobreza e/ou exclusão social, através da equipa de acompanhamento de beneficiários de Rendimento Social de Inserção e do Centro de Acolhimento e Atendimento Social.

Ainda é objetivo da SCMS manter o processo de aprendizagem e partilhá-lo com os membros da comunidade, outros prestadores de serviços e/ou entidades, no sentido de dotá-los de (novos) conhecimentos e competências que possam contribuir positivamente para a segurança, bem-estar e qualidade de vida da comunidade de Santarém.

É Missão da SCMS agir concertada e integradamente na comunidade que a envolve, melhorando as condições de vida da sua população, prestando, criando e desenvolvendo serviços nas áreas social e da saúde adequados às necessidades das pessoas/indivíduos e promovendo a solidariedade, a qualidade de vida e a dignidade humana.

A SCMS tem a visão de ser uma Instituição de referência pela qualidade nas áreas social e da saúde a nível local, nacional e transnacional.

Os valores institucionais que regem a atividade desenvolvida pela SCMS são: Justiça; Ética; Solidariedade; Equidade e Qualidade.

 

 

bottom of page